Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Leitura - software principal


Não podia deixar de comentar essa imagem.
Metáfora apropriadíssima para uma boa discussão sobre o processo de leitura.
Afinal, que leituras estamos preferindo para alimentar o nosso cérebro?
Esses softwares são necessários e suficientes para as exigências atuais da sociedade? E tenho aptidão para avaliá-los?
Estão coerentes com meus anseios de leitura? Estou sabendo conciliar meus desejos de leitor com a realidade que me cerca?
Diante de tamanha tecnologia, e necessidade de adaptação, dentre outras relevâncias, vamos pensar sobre os "softwares" que estamos agregando à nossa principal máquina?
Boas leituras!

Dia Mundial do Livro


Marcador de Livro
(Montagem em sulfite A4, desenhos obtidos no google imagens, impressão colorida, plastificado com contact) 

Uma forma simples e fácil de rememorar a presença física e intelectual do livro na nossa vivência escolar. E nossa reflexão aconteceu entorno da citação de Monteiro Lobato: 

 "Um País se faz com homens e com livros".

Além de um toque especial (carinhoso), inesperado para alguns, o marcador de livro foi um incentivo para os alunos do Ensino Fundamental II. A partir da citação foi possível trilhar um caminho individual e expor um reconhecimento uno da relevância do mesmo para a vida e formação como cidadão. Um jeito até diferente de fugir de atividades planejadas exclusivamente para fins pedagógicos, mas que possibilita o aluno a valorizar a sua capacidade de pensar e reorganizar seu pensamento em grupo. Uma atividade rápida, que pode levar de 10 a 30 minutos a depender do envolvimento da classe, com o objetivo apenas de discutir a data e permanecer viva a companhia do livro no nosso cotidiano. E uma forma também de levá-los a criar situações para a produção textual.  


Pensando a fala

Frequentemente, ao visitar algumas redes sociais, leio a seguinte frase:

"sou responsável pelo o que eu falo, não pelo o que os outros entendem".

Confesso que estas palavras me causam certa inquietação. Fico a pensar: a Língua Portuguesa é dotada de recursos estilísticos, de jogos sonoros, figuras de linguagem, são tantas as concordâncias semânticas, semióticas e sintáticas! Estudamos tantos esteriótipos de linguagem (poder de manipulação)! Aprendemos que devemos saber articular a nossa fala de acordo com as reais situações de uso, dentre outras coisas, sem falar em poesia. Pensando assim, cheguei a acreditar que é um pouco arriscado pronunciá-la com tanta convicção, visto que, o que o outro entende pode ser fruto do modo como eu a elaborei.Tendo em vista que quando eu falo, eu conheço ou reconheço o meu ouvinte. É comum nas redes sociais, lermos postagens que remetem diretamente a pontos de vista, à emoções, à experiências singulares, inclusive pensamentos de cunho próprio, o que pode parecer uma brincadeira para alguns, pode servir de discurso direto para outros. Mas o que eu quero falar, uma vez falantes natos da Língua Portuguesa, é que embora acreditemos na autoria de nossos escritos, devemos policiar a nossa linguagem, principalmente nessas redes, pois temos leitores de todas as idades, de graus de formação diferentes, de gostos diversificados, de culturas e costumes variados etc., levando em consideração que o respeito prevalece, a educação é contínua, e se somos realmente responsáveis pelo o que falamos, somos também capazes e conscientes o suficiente para sujeitar as consequências de nossas atitudes, principalmente quando temos participação responsável pelo processo de ensino-aprendizagem e formação de leitores críticos, ativos e aptos a defender eticamente seus pontos de vista.
O que vocês pensam disso?
Participem! nossas opiniões podem ajudar a reorganizar ideologias, e contribuir de forma positiva com  o uso coerente de redes sociais nos espaços educativos.

Cortina - Atividade sobre o Dia Das Mães.





Trabalho desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental II

      Pensamos, pesquisamos, dialogamos, e parecia difícil pensarmos em alguma atividade que tivesse o nosso toque especial. Falar de mãe, reconher o valor, a importância de sua participação social, na família, na vida de uma criança etc, uma vez que esta é parte integrante de nossa existência (biológica ou não), parece até repetitivo visto que podemos dizer que a amamos diariamente, seja por palavras, gestos, atitudes etc. Mas precisaríamos aproveitar esse dia que  a sociedade se mobiliza, para dizermos de uma forma especial e diferente do modo que muitas vezes já dissemos. Então pensamos (alunos e professora) na ornamentação de uma cortina para a porta de nossas salas, que não disfarçasse a nossa intenção, e fosse possível o trabalho coletivo, cooperativo e rico para a nossa aprendizagem. Assim, decidimos estudar um pouco de poesia, e nos apropriemos do gênero "poesia concreta" (antes tivemos uma aula expositiva sobre a mesma). Logo criemos frases poéticas, com revisão gramatical e montamos nossa homenagem em forma de texto poético ilustrativo (criemos um desenho com nossas frases e demonstremos que podemos usar razão e emoção sem fugir de nossos objetivos pedagógicos), mas isso foi possível com o envolvimento de todos na atividade e organização fragmentada da mesma. A cortina (como denominamos) ficou exposta por 2 dias na porta de nossas salas.

O que vemos com os ouvidos e falamos com os olhos


De um jeito especial e uno despertou em mim um modo singular de olhar.

Aprendi que o trabalho em grupo é uma das formas de desenvolvimento da aprendizagem. E que é importante valorizar o conhecimento implícito do alunado, assim como criar condições para o aperfeiçoamento do mesmo. Acredito e confio nisso. Com minha prática, aprendo, também, que a verdadeira faculdade está na convivência e vivência pedagógica, ou seja, no curso de formação conhecemos o material necessário para a construção da peça (tecido, agulha e linha), no dia a dia aprendemos a tecer coerentemente de acordo com o desenho que queremos traçar, de acordo com as reais necessidades de produção. No Dia Mundial da Água, pensávamos em agregar alguma atividade que permitisse uma intereção reflexiva de alunos e professores sobre o tema. Conversamos momentaneamente (professores) e decidimos que cada um conduziria um fio do tecido. A professora de Ciência, no entanto, lançou, em todas as classes de Ensino Fundmantal II, o concurso do desenho que fosse mais criativo e significativo, e solicitou a votação de todos os professores. Escolhi alguns, que realmente estavam incríveis, os quais fotografei e usei-os como ilustração na atividade de Língua Portuguesa, que foi a análise sintática e morfológica (em parte) da música "Planeta água" do cantor e compositor Guilherme Arantes; mas o desenho que me surpreendeu foi esse (foto em anexo), por motivos simples e valiosos: desenvolvido por um aluno do 6º ano (repetente), que pouco interage nas atividades pedagógicas, se distrai com muita facilidade, conversa e brinca desmedidamente, ou seja, pouco cria expectativas, mas desde o início de minha vivência com o mesmo, vejo nessa criança um brilho que precisa ser lustrado pra refletir aos olhos de quem o observa. Ao observar sua obra de arte, trilhei muitas possibilidades possíveis de leitura, e fiquei encantada pela sua dedicação. Ele, ao perceber que eu havia gostado de seu desenho, demonstrou-me tamanha satisfação e preocupou-se em explicar (uso consciente da água, lixo no lixo, preservação do meio ambiente, analogia das cores, e relevância de sua participação nessa atividade) o seu trabalho com um brilho nos olhos que mais me pareciam inundados de água. Aprender também é isso: sentir o sentimento, valorizar a aprendizagem e ser livre pra compreender o que já foi construído pelo homem de forma singular.
à criatividade está também em estabelecer lógica real à necessidade de criação.
Nossos alunos são nossa maior motivação!