Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

sábado, 8 de setembro de 2012

Companhia X Compania


Quanto mais pensamos que sabemos mais precisamos aprender a aprender.
Pensar a língua, como funciona e como se organiza, é um caminho com menos curvas para o aprimoramento de nosso aprendizado.

A linguagem requer de nós, falantes da Língua Portuguesa, convicção em nossa mensagem, e isso é possível por meio do conhecimento real das palavras.  É comum ouvirmos palavras e expressões corriqueiras sendo empregadas de acordo com o rápido e o prático. São de extrema importância o reconhecimento da linguagem formal e informal, e aprender a nos comunicar de acordo com a necessidade de comunicação. Não é erro, visto que convivemos com diversas formas de comunicação, adaptadas e resultados de realidades linguísticas diferentes, mas sem erros de ortografia. É comum também na Língua Portuguesa o surgimento de neologismos, principalmente na literatura, o que favorece a interpretação do texto e enriquece a obra. Alguns vícios de linguagem até facilitam a pronúncia de algumas palavras, mas podem afetar automaticamente a escrita.  A Internet também tem contribuído para o emprego da linguagem informal, inclusive a redução de palavras pelas abreviaturas aleatórias, enfatizando os vícios linguísticos e ausência da norma culta.

A dúvida aqui é entre as palavras: COMPANHIA OU COMPANIA?

“Compania”, de fato não existe no léxico de nossa Língua Portuguesa, existindo apenas na linguagem oral (vício de linguagem).

COMPANHIA: palavra formada por sufixação / companha + -ia. Substantivo feminino.  Ato de acompanhar. Presença (É muito difícil não estar feliz na companhia da família). Economia, empresa (A companhia de dança registrou participação significativa de jovens da região). Verbetes derivados: acompanhar, companheiro. Expressão: fazer companhia.
                                                 


  
Disponível em: <http://www.dicionariorapido.com.br/companhia/> acesso em 08 de setembro de 2012.

Márcia Neves