Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Avaliação

Uma questão relevante ao processo de ensino/aprendizagem é a avaliação. Ao falar de avaliação não nos referimos apenas ao ato de avaliar o aluno, mas de avaliarmos também, por meio do aluno, a qualidade de nosso trabalho. Isso tem nos levado a pensar em formas de avaliação, e se o modo como procedemos, atualmente, está coerente com nossas necessidades de certificação de nossa prática.
Acredito que a lição de casa faça parte deste processo, mas não a considero autosuficiente. Acredito na avaliação contínua, portanto esta não deve ser vista de forma fragmentada, mas como um todo, como resultado de um conjunto de ações. Penso que quando realizamos uma avaliação (prova) escrita, nada mais estamos fazendo do que seguir uma legislação e atender partes burocráticas de um sistema. Noto se meus alunos estão aprendendo, e se estou desenvolvendo um trabalho coerente com suas necessidades, quando acontece na sala de aula, uma troca de aprendizagem, participação, interação dos alunos, quando existem questionamentos, quando os alunos se colocam reponsáveis no processo e o professor nada mais que um intermediador no meio, assim acredito que estatísticamente os resultados poderão ser positivos...