Imagem disponível no google imagens. Acesso em 31 de julho de 2012.
É uma alegria para nossos alunos poder retornar à escola depois das merecidas férias, para rever amigos, conversar, brincar etc., mas quando o assunto é estudar, logo resistem. Há alunos que faltam neste dia por acreditar que não haverá nada de interessante (assim dizem) , outros não querem faltar para não perder as orientações sobre trabalhos e provas, além de evitar faltas desnecessárias. Há ainda os que acreditam que no primeiro dia de aula os professores não farão chamada e todos receberão presença. E agora? O que fazer no primeiro dia de aula? Brincadeiras, dinâmicas, vídeos[...]? São tantas as possibilidades, não é mesmo!? Vale ressaltar que, embora seja o primeiro dia de aula depois das férias, é um dia letivo. Assim, as atividades para este dia devem ter coerência com o planejamento pedagógico; é interessante que não fiquem fora do contexto, que façam sentido no processo de ensino-aprendizagem e formação do cidadão.
Pensando nestes e outros fatores, preparei para meus alunos de EFII uma simples lembrancinha (pequeno chinelo em EVA), e anexei ao mesmo um pensamento sobre caminhada, retomada, e motivação. E quanto aos conteúdos de Língua Portuguesa? Como retomá-los? Optei por não usar o livro didático neste primeiro momento, nem desenvolver nenhuma atividade escrita. Logo organizei uma apresentação em datashow: reuni fotos (fotografadas nas ruas), imagens com mensagens, piadas, anúncios e tiras, retiradas da internet (facebook)´, já que é um local muito visitado, livre para postagens, e acessível à situações comunicativas formais e informais. Esses slides possibilitaram o diálogo, interação do grupo, reflexão sobre o funcionamento da Língua Portuguesa, apontando possíveis equívocos no emprego da linguagem, o que proporciona falsa compreensão, ambiguidades e até humor. Assim, foi possível revisar, de uma forma menos cansativa, muito dos conteúdos que havíamos estudado no semestre anterior, e até um modo divertido de rever os conceitos, conduzindo-os a encontrar tais discordâncias, e justificá-las com autonomia de quem aprendeu e reconhece os próprios erros. De acordo com o envolvimento dos alunos, observei que foi uma atividade interessante, visto que serviu, também, como autoavaliação.
Pensando nestes e outros fatores, preparei para meus alunos de EFII uma simples lembrancinha (pequeno chinelo em EVA), e anexei ao mesmo um pensamento sobre caminhada, retomada, e motivação. E quanto aos conteúdos de Língua Portuguesa? Como retomá-los? Optei por não usar o livro didático neste primeiro momento, nem desenvolver nenhuma atividade escrita. Logo organizei uma apresentação em datashow: reuni fotos (fotografadas nas ruas), imagens com mensagens, piadas, anúncios e tiras, retiradas da internet (facebook)´, já que é um local muito visitado, livre para postagens, e acessível à situações comunicativas formais e informais. Esses slides possibilitaram o diálogo, interação do grupo, reflexão sobre o funcionamento da Língua Portuguesa, apontando possíveis equívocos no emprego da linguagem, o que proporciona falsa compreensão, ambiguidades e até humor. Assim, foi possível revisar, de uma forma menos cansativa, muito dos conteúdos que havíamos estudado no semestre anterior, e até um modo divertido de rever os conceitos, conduzindo-os a encontrar tais discordâncias, e justificá-las com autonomia de quem aprendeu e reconhece os próprios erros. De acordo com o envolvimento dos alunos, observei que foi uma atividade interessante, visto que serviu, também, como autoavaliação.
"Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo." (V. de Moraes)
Gradativamente, a experiência possibilita o aperfeiçoamento de nossas faculdades.
Prof.ª Márcia Neves.