Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

De volta às aulas. O que fazer no primeiro dia de aula?

Imagem disponível no google imagens. Acesso em 31 de julho de 2012.




É uma alegria para nossos alunos poder retornar à escola depois das merecidas férias, para rever amigos, conversar, brincar etc., mas quando o assunto é estudar, logo resistem. Há alunos que faltam neste dia por acreditar que não haverá nada de interessante (assim dizem) , outros não querem faltar para não perder as orientações sobre trabalhos e provas, além de evitar faltas desnecessárias. Há ainda os que acreditam que no primeiro dia de aula os professores não farão chamada e todos receberão presença. E agora? O que fazer no primeiro dia de aula? Brincadeiras, dinâmicas, vídeos[...]? São tantas as possibilidades, não é mesmo!? Vale ressaltar que, embora seja o primeiro dia de aula depois das férias, é um dia letivo. Assim, as atividades para este dia devem ter coerência com o planejamento pedagógico; é interessante que não fiquem fora do contexto, que façam sentido no processo de ensino-aprendizagem e formação do cidadão.
Pensando nestes e outros fatores, preparei para meus alunos de EFII uma simples lembrancinha (pequeno chinelo em EVA), e anexei ao mesmo um pensamento sobre caminhada, retomada, e motivação. E quanto aos conteúdos de Língua Portuguesa? Como retomá-los? Optei por não usar o livro didático neste primeiro momento, nem desenvolver nenhuma atividade escrita. Logo organizei uma apresentação em datashow: reuni fotos (fotografadas nas ruas), imagens com mensagens, piadas, anúncios e tiras, retiradas da internet (facebook)´, já que é um local muito visitado,  livre para postagens, e acessível à situações comunicativas formais e informais. Esses slides possibilitaram o diálogo, interação do grupo, reflexão sobre o funcionamento da Língua Portuguesa, apontando possíveis equívocos no emprego da linguagem, o que proporciona falsa compreensão, ambiguidades e até humor. Assim, foi possível revisar, de uma forma menos cansativa, muito dos conteúdos que havíamos estudado no semestre anterior, e até um modo divertido de rever os conceitos, conduzindo-os a encontrar tais discordâncias, e justificá-las com autonomia de quem aprendeu e reconhece os próprios erros.  De acordo com o envolvimento dos alunos, observei que foi uma atividade interessante, visto que serviu, também, como autoavaliação.


 "Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo." (V. de Moraes)

Gradativamente, a experiência possibilita o aperfeiçoamento de nossas faculdades.
Prof.ª Márcia Neves.