Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

domingo, 29 de julho de 2012

Dia Internacional da Mulher

 Parabéns, Mulher!


Neste dia especial
De luta e recordação
Não poderia deixar
De homenagear um irmão.

São anos de história
Coragem e dedicação
Mas já provou que pode
Transformar uma nação.

Administrar uma empresa
Com muita dedicação
Auxiliar esse serviço
Com estima e união.

Coordenar com objetivos
Sabedoria e confiança
Com o trabalho coletivo
Formamos uma aliança.

Olhar com carinho
Pensar com necessidade
Observar o andamento
E rever os resultados
Faz parte da lida
No trabalho diário.

Ela que de frente
Reflete a esperança
Enxerga com sabedoria
E leva o mundo adiante.

Na Arte uma mágica
Na mágica uma dança
Na Ed. Física um movimento.
Na História uma lembrança.
Na Matemática uma lógica
Na Geografia um espaço
Na Ciência a descoberta
De sua própria segurança.

No Português a confiança
Na L.P.T a construção
No Espanhol e no Inglês
O domínio e a expansão.

No espaço escolar
Constante transformação
Alunos curiosos
Professores dedicados
Diretora nem se fala, exemplo de educação.
A secretária então merece a nossa saudação
E a tia da limpeza, missão e coração
Sem falar na delicadeza de nossa coordenação.

Na luz podemos ver
A sede de mudança
Nos bastidores descobrir
A mágica da perseverança.

São essas mulheres
Que almejam mudanças
Conciliam seus objetivos
Com o impossível da tolerância.

Parabéns a você, mulher!


Prof.ª: Márcia M. S. Neves
08 de março de 2012.


Adaptação em tempo real


A educação pede pressa. Adaptação em tempo real. A sociedade cobra uma educação mais próxima à realidade tecnológica. E nossas escolas estão se adaptando ao mundo digital? E nossas famílias? Estão abertas para aceitar e valorizar o diferente, estão se conscientizando da relevância e da necessidade de se apropriar do mundo virtual? 

Como educadora, posso dizer que enfrentamos uma revolução educacional. As exigências de adaptação para um mundo que se diz "globalizado" são reais. Novidades não param de chegar ao mercado. As dificuldades também são reais. Algumas instituições de ensino já contam com alguns recursos midiáticos que podem subsidiar o nosso trabalho, e como! Mas, infelizmente, ainda há escolas se ponderando quanto a essa necessidade de adaptação. O que precisa ser repensado com urgência, a fim de desenvolver um trabalho coerente com as necessidades de aprendizagem de nossos atuais alunos, visto que há constante transformação do homem, não são os homens que estão, necessariamente, mudando o mundo, mas a tecnologia está fazendo com que o homem se transforme e molde um novo espaço. 

E nós, professores, estamos conseguindo acompanhar as transformações?  A nossa profissão realmente nos faz professar, não é verdade? Nossa formação será contínua, e nossa eterna faculdade será pra sempre a sociedade. Ás vezes, nos sentimos perdidos no meio das novas gerações, e costumamos proferir: "na minha época os alunos não eram assim", não é mesmo? Mas devemos estar atentos às mutações do mundo, na nossa época também era assim, mas com realidades diferentes. Na minha prática pedagógica (que inclusive ainda é de pouca experiência, mas de muita verdade e dedicação) redescubro a cada dia que, embora a educação tenha pressa de adaptação, não podemos ter pressa nas nossas atividades, mas muita coerência com nossos objetivos, e acreditar que estamos contribuindo com as carências na educação e plantando sementes que requer tempo hábil para germinar, assim acontece na educação, há resultados que só aparecem no tempo certo, e quando temos consciência disso, aprendemos também a controlar nossa ansiedade, contornar os obstáculos,  e saber esperar com sabedoria os frutos de nosso trabalho.

Para encerrar: "A persistência é o menor caminho do êxito." (Charles Chaplin)


Boa sorte, professores!