Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ato de escrever

Imagem disponível em: <https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?> Acesso em 26/07/2013. 

Escrevo como se não tivesse nada para fazer, e quando termino, dou-me conta de que acabei de fazer uma das coisas eternas da vida. (Márcia Neves) 

Ativando pensamentos

Imagem disponível em: <https://www.google.com.br/url?> Acesso 26/07/2013


"Toda pessoa pode ter conhecimento,  mas a arte de pensar é o  mais escasso dom natureza". Frederico II, O Grande


"Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados." (Sócrates)

"Um homem é realmente velho quando só pensa nisso." (Millôr Fernandes)


"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil." (Clarice Lispector)


Como uma paixão

Como se nada além dessa vida fizesse sentido, aproveito o calor do entusiasmo e começo a caminhar. Ando em busca dos sonhos. E todos eles são possíveis, assim como uma paixão. De vez em quando, travo o ponteiro do relógio e com um olhar cheio de graça olho para trás. Não consigo enxergar o ponto de partida, pois dele já sair há algum tempo, e ver o seu início seria quase um recomeço consciente. Não quero ter essa convicção. Quero a sensação de quem dança e delimita um espaço leve. De quem viaja com a curiosidade infinda e a sabedoria inacabável. Imediatamente, acordo de uma morte súbita, destravo o ponteiro. Ergo o olhar para algum lugar, mas quando vejo, já estou em outro espaço. Os sonhos me levam, me acordam, me adormecem, me inspiram. Transformam o meu caminhar na minha maior paixão. 
Retroceder no tempo seria quase um despertar dos sonhos. Reencontrar a primeira referência, uma impossibilidade. Sonhos não se revivem, se reinventam e nunca dormem. Mesmo que eu quisesse, passaria toda essa paixão sem revivê-la, mas buscando-a uma outra vez, e nessa tentativa, perderia de vista a minha própria sombra. Prossigo o caminhar, agora com mais paixão, e outro modo de pensar. 
Nunca sei se estou longe ou perto, nem ao menos se já fiz meia caminhada. 
Sem olhar para trás, sinto o vento de leve como quem segue apaixonado. Olhar para os lados é sempre possível. E toda vez que olho, sei que não estou só. Pois, ao virar uma curva sinuosa, de um lado, vejo os sonhos, do outro, o ponto de referência que pensei ter deixado no ponto de partida. Já sei: sigo apaixonada e não estou só. Carrego na bagagem, toda motivação dos sonhos, todo amigo que ganhei, mesmo aqueles que perdi pelo meio do caminho, a primeira história, inclusive aquela que me fez chorar sem ter nada escrito em suas linhas. Levo na mala invisível, toda paixão de uma vida, o que é presença e ausência também levo comigo. 
Olhar para trás eu não quero mais. Não preciso. Nada deixei, nada perdi. O que preciso, segue comigo. Se eu insistir, terei a ilusão de quem volta, de quem tropeça, de quem não anda. E assim, o pesadelo de quem não sonha. Travar o ponteiro dos sonhos, não mais. Controlar o sentido da sombra, não é viver como uma paixão. Seguirei levando uma enorme mala, mas bem leve, que caibam todas as conquistas, todos os sonhos, os amores que me mantêm apaixonada pela tenebrosa e insinuante estrada da vida. Nada mais. 
Ótima sexta-feira pra todos que caminham apaixonados.