Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

domingo, 18 de agosto de 2013

O limite é mesmo o céu?

A linguagem do limite


A linguagem é entendida como a maior de todas as tecnologias. Ademais de signos linguísticos, códigos significativos, é a única necessidade humana de localizar-se em um ponto específico no mundo.   Forma de reconhecer-se parte de um universo, de encontrar-se no outro. Sim. É por meio da linguagem que desenvolvemos nossas capacidades comunicativas. Por meio dela, conseguimos expressar, entender, manipular, resolver, construir, destruir e reconstruir os maiores sentimentos da alma humana.  É a tecnologia do avanço. Sim, do avanço. Nenhum objeto concreto se moveria se não sofresse o impulso da linguagem. Nenhuma máquina sobreviveria sem a manutenção da linguagem. Sem esta, sim, seríamos limitados a outras necessidades, e por sua vez, condicionados pelas dificuldades de reconhecer-se gente. 
Neste mundo, nunca encontrei nada mais significativo que a expressão do homem. Não vejo nada tão necessário, quanto a necessidade de dizer alguma coisa. Muitas coisas são expressas, poucas são ditas. Algumas vozes criam asas no vazio da desinformação, algumas até se perdem no abismo. Outras encontram laços por onde ecoam, e conseguem reencontrar-se no tempo e no espaço adequados para o seu uso. Não importam a cor, o desenho, o tamanho, a quantidade de ícones. Mas importam os significados que nos elevam; importa o que cada um é capaz de fazer com tamanho distanciamento das coisas que se perdem. E o destino que se dá a tudo o que se encontra perdido no espaço e no tempo. 
Constantemente, ouvimos ditos populares, expressões que se postulam por justificar algum condicionamento humano. Mas ser condicionado não é uma necessidade. Pode ser entendido como uma zona de conforto da águia que se vê como uma galinha. Um espaço limitado pela convivência de lobos. Ser condicionado é uma questão de escolha, assim como aceitar todo e qualquer pensamento é uma escolha de quem está condicionado a pensar pelo limite de quem pensou algum dia. 
O limite de nossa linguagem se dá pelo espaço de nosso mundo. Porém, um espaço aberto. Onde é possível voar todas as vezes que sentir-se livre e voltar no tempo por determinação do voo. No nosso mundo não há espaços para limites. Pois não somos limitados a pensar, somos determinados pela experiência a não parar de pensar nunca. Nosso mundo é uma máquina do tempo. Uma ferramenta manipulada pelo espírito dos sonhos. Enganam-se os que pensam que o limite é o céu. O céu é um espaço aberto para a linguagem dos sonhos, por isso ilimitado aos pássaros. A linguagem é a maior tecnologia desenvolvida pelo homem, e os sonhos se tornam os limites da linguagem humana. 
Nunca deixemos de sonhar, de pensar e ressignificar o pensamento toda vez que um sonho se tornar realidade. Sejamos determinados pela força do espírito, e não limitemos o voo em busca dos céus. 

Professora Márcia Neves.