Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Felicidade - Laço de amizade

O aperto do laço

Imagem disponível em: <http://benvenutoalmiocuore.myblog.it/>. Acesso em 19/08/2013. 

Nunca abaixei a cabeça diante da necessidade de concordar ou discordar de algum amigo. Posso até me equivocar, mas jamais deixar de expressar um sentimento que não é meu, pois se eu vivesse só pra mim, minha vida se tornaria um vazio insensível. Não conheço nada tão importante quanto  a importância de compartilhar a alegria de viver, e nisso consiste o prazer de ser quem você é. Se eu não pudesse falar com o coração, do que adiantaria uma vida sem amor? O que é a vida, afinal, senão o amor de viver! O que é o amor, senão, amar todos os dias de sua vida e querer bem a todas as peças que a compõe! 
Experiências inúmeras já vivi. Tenho amigos maravilhosos. Pessoas que andam sempre comigo. Algumas que vivem guardadas no peito, outras que o vento roubou e nunca mais as trouxe de volta. Pessoas que nunca vi antes, e quando as vejo é possível encontra-me nelas. Amigos que me entendem, que me ignoram, que me suportam, que me amam, que precisam de mim, que me deixaram quando precisaram levantar a cabeça, quando a minha encontrava-se abaixada, amigos que ainda não conheci. Tenho todos esses e muitos outros. Mas o imprescindível de todos eles é o amigo que habita em mim. E é esse que vivo a relutar. De quem mais cobro a culpa de ser livre, de ser feliz. De todas as experiências amigáveis, nenhuma fui capaz de descartar. Pois são minhas enquanto posso contar. Não se descarta nunca uma história de amor. 
Cobrar de alguém, algum comportamento, foi a coisa mais tosca que pude pensar. Julgar a atitude de um amigo, a maior prova da imaturidade. Tramitar um comportamento a meu favor, uma imbecilidade de quem não pensa em uma série de princípios. Principiar a fantasia de uma história, a participação de quem não viveu grandes mentiras. Pois bem, o calor elemental que aquece o meu querer é mesmo esse calor que sustenta o  meu ser. E querer explicar isso, é um ato de pura sinestesia. 
Sou dona de um mundo fantástico. Possuo valiosos exemplos de admiração. Assim como nunca descartei nenhuma das ilusões. Posso ser mal entendida, mal interpretada, mal amada, mas nada disso me convém. E se um dia fui refém de algum comportamento alheio, não tive o luxo do desprazer de sentir, pois sentimentos assim não fui capaz de desenvolver, não preencheram nunca o meu coração, quando este se formava demasiado capaz de ver a vida por vias curtas da eternidade.  
Tenho o luxo da eternidade dos meus dias,e  não posso nunca perder o tempo de ser livre. Todos os dias sou capaz de nascer outra vez, e possuo a riqueza de ser diferente outra vez, de ser melhor. Escolhi alçar voo por onde passo, mas não posso perder o caminho de volta. Possuo o prazer de apagar meus instintos a cada dia, e deixar a alma acender a luz da eternidade dos meus pensamentos.  
Não posso nunca querer outra coisa, senão escutar acalentadamente a minha respiração. Mantê-la com o movimento dos significados. 
Viver foi uma escolha dos que amam, e amar a vida a maneira mais honesta de ser feliz. E assim eu não seria, se tivesse tempo e ouvidos para o adormecido. Não quero nunca adormecer a alegria de provar de todos os sentidos sem modificar as suas formas. São nas diferenças que me encontro. Na voz oculta que me reconheço. No silêncio que ouço o coração dos que se foram sem despedir-se. Na ausência sou a presença do entendimento. Na presença a força da inspiração. Viver para mim mesmo, não teria a graça da existência. Vivo na alegria de quem voa sem nenhuma culpa e encontra um novo lar a cada horizonte alcançado.
Em uma revoada, todos simplesmente voam. Não há culpa para aquele que cansa. Invertem-se as posições e o calor é sentido por todos em volta. 

Ser feliz é como a imagem que se congela em cada espelho que se reflete. Não importa de quem seja o retrato, o espelho. Mas o que  nele foi capaz de ser refletido. Não espere encontrar no outro, o que você possui de melhor para oferecer. Seja você mesmo a felicidade que procura. O resto será apenas o reflexo de sua alegria. Falar de mim mesmo, é dar ouvidos às necessidades do coração e desatar alguns nós dos caminhos por onde tive a coragem de caminhar. E isso tem sido um dos maiores prazeres do meu pensar. 

Parabéns pela escolha. Ser feliz é um laço de amizade. 

Márcia Neves.