Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que vemos com os ouvidos e falamos com os olhos


De um jeito especial e uno despertou em mim um modo singular de olhar.

Aprendi que o trabalho em grupo é uma das formas de desenvolvimento da aprendizagem. E que é importante valorizar o conhecimento implícito do alunado, assim como criar condições para o aperfeiçoamento do mesmo. Acredito e confio nisso. Com minha prática, aprendo, também, que a verdadeira faculdade está na convivência e vivência pedagógica, ou seja, no curso de formação conhecemos o material necessário para a construção da peça (tecido, agulha e linha), no dia a dia aprendemos a tecer coerentemente de acordo com o desenho que queremos traçar, de acordo com as reais necessidades de produção. No Dia Mundial da Água, pensávamos em agregar alguma atividade que permitisse uma intereção reflexiva de alunos e professores sobre o tema. Conversamos momentaneamente (professores) e decidimos que cada um conduziria um fio do tecido. A professora de Ciência, no entanto, lançou, em todas as classes de Ensino Fundmantal II, o concurso do desenho que fosse mais criativo e significativo, e solicitou a votação de todos os professores. Escolhi alguns, que realmente estavam incríveis, os quais fotografei e usei-os como ilustração na atividade de Língua Portuguesa, que foi a análise sintática e morfológica (em parte) da música "Planeta água" do cantor e compositor Guilherme Arantes; mas o desenho que me surpreendeu foi esse (foto em anexo), por motivos simples e valiosos: desenvolvido por um aluno do 6º ano (repetente), que pouco interage nas atividades pedagógicas, se distrai com muita facilidade, conversa e brinca desmedidamente, ou seja, pouco cria expectativas, mas desde o início de minha vivência com o mesmo, vejo nessa criança um brilho que precisa ser lustrado pra refletir aos olhos de quem o observa. Ao observar sua obra de arte, trilhei muitas possibilidades possíveis de leitura, e fiquei encantada pela sua dedicação. Ele, ao perceber que eu havia gostado de seu desenho, demonstrou-me tamanha satisfação e preocupou-se em explicar (uso consciente da água, lixo no lixo, preservação do meio ambiente, analogia das cores, e relevância de sua participação nessa atividade) o seu trabalho com um brilho nos olhos que mais me pareciam inundados de água. Aprender também é isso: sentir o sentimento, valorizar a aprendizagem e ser livre pra compreender o que já foi construído pelo homem de forma singular.
à criatividade está também em estabelecer lógica real à necessidade de criação.
Nossos alunos são nossa maior motivação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário