De um jeito especial e uno despertou em mim um modo singular de olhar.
Aprendi que o trabalho em grupo é uma das formas de desenvolvimento da aprendizagem. E que é importante valorizar o conhecimento implícito do alunado, assim como criar condições para o aperfeiçoamento do mesmo. Acredito e confio nisso. Com minha prática, aprendo, também, que a verdadeira faculdade está na convivência e vivência pedagógica, ou seja, no curso de formação conhecemos o material necessário para a construção da peça (tecido, agulha e linha), no dia a dia aprendemos a tecer coerentemente de acordo com o desenho que queremos traçar, de acordo com as reais necessidades de produção. No Dia Mundial da Água, pensávamos em agregar alguma atividade que permitisse uma intereção reflexiva de alunos e professores sobre o tema. Conversamos momentaneamente (professores) e decidimos que cada um conduziria um fio do tecido. A professora de Ciência, no entanto, lançou, em todas as classes de Ensino Fundmantal II, o concurso do desenho que fosse mais criativo e significativo, e solicitou a votação de todos os professores. Escolhi alguns, que realmente estavam incríveis, os quais fotografei e usei-os como ilustração na atividade de Língua Portuguesa, que foi a análise sintática e morfológica (em parte) da música "Planeta água" do cantor e compositor Guilherme Arantes; mas o desenho que me surpreendeu foi esse (foto em anexo), por motivos simples e valiosos: desenvolvido por um aluno do 6º ano (repetente), que pouco interage nas atividades pedagógicas, se distrai com muita facilidade, conversa e brinca desmedidamente, ou seja, pouco cria expectativas, mas desde o início de minha vivência com o mesmo, vejo nessa criança um brilho que precisa ser lustrado pra refletir aos olhos de quem o observa. Ao observar sua obra de arte, trilhei muitas possibilidades possíveis de leitura, e fiquei encantada pela sua dedicação. Ele, ao perceber que eu havia gostado de seu desenho, demonstrou-me tamanha satisfação e preocupou-se em explicar (uso consciente da água, lixo no lixo, preservação do meio ambiente, analogia das cores, e relevância de sua participação nessa atividade) o seu trabalho com um brilho nos olhos que mais me pareciam inundados de água. Aprender também é isso: sentir o sentimento, valorizar a aprendizagem e ser livre pra compreender o que já foi construído pelo homem de forma singular.
à criatividade está também em estabelecer lógica real à necessidade de criação.
à criatividade está também em estabelecer lógica real à necessidade de criação.
Nossos alunos são nossa maior motivação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário