Tradução

"Nunca deixe de sonhar"

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor de sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." (Augusto Cury)

sábado, 28 de julho de 2012

Uma forma menos cansativa de aprender

Atualmente contamos com muitos dispositivos que podem nos auxiliar em sala de aula. Mas nenhum deles é autosuficiente para substituir o papel principal de um educador, por mais sofisticados que sejam, o professor continua, ainda, o protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Somos nós professores, responsáveis por possibilitar situações facilitadoras desse processo, inclusive em saber lidar com ferramentas modernas, aproveitando ao máximo o que pode ser útil para melhorar a qualidade de nosso trabalho. De nada adianta termos tantos recursos ao nosso dispor se não soubermos atribuir significado real, se não soubermos utilizá-los com sabedoria, articulá-los de acordo com as reais necessidades pedagógicas. 

Como professora de Língua Portuguesa, aprendi que uma forma prazerosa de compreender o funcionamento de nossa língua é jogar com as palavras, buscar desvendar os mistérios que a mesma carrega, e apreciar a magia de transmitir uma mensagem, um desejo, um sentimento etc., assim como reconhecer a necessidade comunicativa e tecer a fala com precisão. Um dos recursos que mais me encanta nesse processo são a leitura e a escrita. Nada me parece tão saudável do que aprender a ler lendo, escrever escrevendo. O ato de aprender depende muito da condição criada para isso. Existem muitos textos, atividades que já são planejadas para fins didáticos, e como existem! O que nos auxiliam em todo o processo de ensino. Mas como mediadores, penso ser interessante levarmos em consideração a realidade dos alunos com os quais convivemos, inclusive saber suas preferências de leitura, música, estilo de vida etc., e tentarmos agregar essa realidade ao nosso jeito de trabalhar. Sim, é mais trabalhoso, mas os resultados são sempre satisfatórios.

A poesia, a música, o filme, e os jogos são meios atrativos nesse processo. Mas enfatizo, depende do modo como conduzimos as atividades. Permitir que nossos alunos participem do processo de criação é uma forma de fazê-los reconhecer que eles são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da própria aprendizagem, e isso tem funcionado e alimentado as minhas expectativas, continuo acreditando na educação.

Por falar em poesia, vejam o belo texto que encontrei (Poesia da Gramática), exemplo para recordar conceitos gramaticais, aferecendo aos nossos ouvidos uma revisão suave de gramática com sonoridade, escrito pela estudante de Letras, poeta, escritora e professora Patricia Pessoa.


POESIA DA GRAMÁTICA!!!!!!!!

Vamos tentar compreender
A tal gramática?
Que arrepia meu ser
E me deixa estática?

Não quero mais temer
Gramática quero aprender
E não mais esquecer
Em minha memória permanecer.

Então iremos começar
Com os tipos de Sujeito
Com calma iniciar
E aprender direito...

Sujeito simples possui um núcleo
Não há como errar
“Eu amo a vida”
Bom exemplo pra começar.

Sujeito Composto possui mais de um núcleo
“João e Maria nasceram  para se amar”
Que bela e linda maneira de ensinar
O sujeito composto para eu me adaptar.

Sujeito oculto desidencial
Parece tão complicado, mas isso é natural.
“Falaram que o amor chegaria enfim”
Isso soa para mim
Uma forma fácil de aprender
A gramática do meu ser.

E o Sujeito Indeterminado
O que será este coitado?
“ Comentou-se algo e ficou maravilhado.”
Você conseguiu entender?
Leia um pouco mais e irás compreender.

O que será o Sujeito Inexistente?
Pense, force um pouco sua mente.
Ah, é uma oração sem sujeito....
Explique-me direito....

Sujeito Inexistente
São fenômenos da natureza
Onde eu fico tão contente
Por haver cor e beleza.....

...No inverno, tudo é tão lindo
Há chuvas todos os dias
O amanhecer trás energia
Belas cores e poesias....
Haverá esperança um dia
Onde a verdadeira alegria
Não dará mais lugar a nostalgia.
Onde está o sujeito inexistente
Nesses versos em poesia?
Force um pouco sua mente....

Vamos falar do Predicado?
Qual a regra principal?
“Tudo que não é sujeito, é predicado”
Não muda, será igual.

Eu amo a vida.
Eu...Sujeito
Amo a vida....Predicado
Aprendeu a lição?
É simples...como uma canção.

O Predicado Verbal
Tem como núcleo o verbo
O Predicado Nominal
O núcleo é o nome...
Ainda não compreendeu?
Vamos praticar...
Comece a rimar....
A noite, todos estavam cansados
Chamamos de Predicado Nominal...
Ingraçado que  nesse mundo
O cansaço é normal.

Comeram meu pão
Chamamos de predicado Verbal
Mas pegar o que não é seu, é falta de educação
Um exemplo sensacional.

E agora o Verbo- Nominal?
Será que há alguma explicação?
A gramática é especial
E nos dará a solução.

O Verbo- Nominal
Há verbo e característica....
“Aqueles rapazes chegaram felizes....
Chegaram.....verbo
Felizes....característica.

Não é tão complicado assim
Basta estudar um pouco mais
A vida pra você e pra mim
É um grande desafio...não desista jamais.

Chegou o momento
Da Transitividade Verbal
Precisamos de um tempo
Para essa análise especial.

Intransitivo não possui complemento
Não tem amigos, é sempre solitário
Coitado do Intransitivo.....

....Todos choravam naquele dia chuvoso
É um verbo Intransitivo
Mesmo sendo um dia gostoso
Chegaram todos atrasados...

Transitivo possui complemento
Gosta da amiga Preposição;;;
Preciso de ajuda
Nessa lição.

“Confio em você”
Meu amigo especial.
Uma regra gramatical
Não posso esquecer.

Transitivo direto... Sem preposição
Transitivo indireto... Com preposição
Compreendeste a lição?

Para tudo na vida é preciso estudar
Ter disciplina e se conscientizar
De que nada é impossível para o alvo se alcançar
E chegar a algum lugar.

A gramática é difícil
Mas não é impossível entender
Vamos então caprichar
A gramática compreender
Para poder
Também ensinar.

Vamos treinar?
Pegue seu livro de gramática
E comece a estudar
Boa sorte!Você chegará lá !!!!!
PATRICIA PESSOA
Acesso em 28 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário